Pneumologia Clinica
(é o que o grupo mais ou menos lembra da prova, espero que ajude!)
1- (Descritiva) Caracterizar o padrão espirométrico em um DVR e citar 3 exemplos de doenças restritivas.
2- (Objetiva) Era um caso de paciente com pneumonia adquirida na comunidade, tinha que aplicar o CURB-65 e a resposta era a decisão do local de tratamento e a antibióticoterapia >> no caso era tto ambulatorial com azitromicina V.O.
3- (Objetiva) Moderada a alta probabilidade clínica de TEP >> tratamento imediato “profilático” com heparina
4- (Objetiva) Sobre espirometria, o que NÃO se pode afirmar? Alguma resposta que falava em volume residual, que só se saberia com o teste de volumes pulmonares.
5- .
6- .
7- (Objetivas) As questões 5, 6 e 7 eram para relacionar quadros clínicos com a doença (no caso era tuberculose, pneumonia e gripe)
8- Veio com as respostas sem querer kkkkkkkk era um V ou F sobre técnica inalatória.
9- (Objetiva) Questão falava sobre tuberculose (focava em definições de primária, pós primária e latente)
10- (Objetiva) Questão de pneumonia adquirida na comunidade...tratamento empírico, definição, microrganismo mais frequente.. a certa era a que falava da definição.
11- (Objetiva) Questão sobre pneumotórax >> a classificação e tal e era pra dizer a incorreta, que no caso era “o volume do pneumotórax não altera no tratamento”.
12- (Descritiva) Dizer para que serve o teste de Mantoux.
13- (Descritiva) Citar 3 critérios de asma controlada.
14- (Objetiva) Questão sobre derrame pleural, falava sobre doenças que dão exsudato ou transudato, e algumas características deles mais específicas. A certa falava que geralmente derrame de neoplasia tem predominância de linfócitos.
15- (Descritiva) Citas os critérios de indicação de oxigenoterapia domiciliar.