Pneumoconioses
PNEUMOCONIOSES OCUPACIONAIS
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 03 DESENVOLVIMENTO 04 SILICOSE 05 ASBESTOSE OU AMIANTOSE 06 MANGANISMO 07 ANTRACOSE.....................................................................................................09 CONCLUSÃO..................................................................................................10 DADOS BIBLIOGRÁFICOS.........................................................................11
Introdução
O Brasil é um país de diversos tipos de atividades, entre elas destacamos as que os trabalhadores estão expostos as poeiras.. As doenças decorrentes da exposição ocupacional com longo período de latência estão se tornando rotineiras na prática clínica. Dentre as principais doenças profissionais, as relacionadas ao aparelho respiratório apresentam-se como de grande relevância tanto pela sua gravidade, como pela dificuldade de controle e prevenção. A doença pulmonar relacionada ao trabalho constitui-se num dos principais problemas de saúde ocupacional em nosso meio, e entre elas as Pneumoconioses são das mais prevalentes.
As Pneumoconioses são um grupo de doenças relativamente às quais um extenso conhecimento acumulado nos últimos anos permite propor normatizações compatíveis com o avanço científico atual associado aos recursos tecnológicos existentes no País.
O presente trabalho sobre Pneumoconiose, elaborado após extensa discussão, nos mais variados segmentos desta área de conhecimento, visa, em essência, subsidiar os profissionais e demais envolvidos com o tema com procedimentos técnicos de padrões aceitos internacionalmente. Também entendemos que o objetivo primordial da proposta é o de incentivar medidas urgentes e efetivas de prevenção da ocorrência dessas doenças.
A Pneumoconiose é uma doença pulmonar causada por exposição e inalação de pó e poeiras minerais e inorgânicas,sendo os principais fatores para o seu