PN x P.E
Detalhar todas as informações do negócio é uma das principais finalidades do PN, que embora sirva como apresentação à terceiros (bancos, fornecedores, investidores...), considera-se que esta ferramenta é indispensável para o principal interessado, o empreendedor, que por sua vez usa de tal instrumento para orientação e identificação da viabilidade da ideia. Permitindo que, com o conhecimento adquirido haja uma reflexão sobre o empreendimento.
Para proceder, algumas informações são indispensáveis para a elaboração de um PN. Entre elas:
- Principais mercadorias (produtos, serviços...);
- Como serão obtidos esses produtos ou serviços;
- A quem se destinará ? público alvo;
- Como o cliente será atendido;
- Quem são os principais concorrentes;
- Estimativa de faturamento;
- Enquadramento jurídico e tributário;
- Custos;
- ...
A iniciativa de desenvolver um Plano de negócios torna evidente que o empreendedor tem maturidade e ?tato? para inserir-se no mercado. Visto que, com um PN bem elaborado é possível ter segurança para atingir com êxito metas e até mesmo ser agente de inovação.
Planejamento Estratégico
Haja visto que, o planejamento estratégico é o instrumento que norteia e indica as diretrizes necessárias para o alcance de um objetivo, de modo que este escopo obtenha bons resultados, mesmo com estorvos no caminho. É com o auxílio desta ferramenta que o gestor estabelece parâmetros a fim de ter êxito na toma de decisão.
Aquele gestor que arrisca-se a realizar uma tarefa sem a realização de um planejamento estratégico, não poderá exercer controle sobre as atividades, não estará prevenido ou preparado para eventuais complicações, e além disso, não saberá como aplicar, da melhor maneira,