P3 Química geral 1
Gás é uma fase de uma substância. Nessa fase ela apresenta certas características:
Alta compressibilidade
Ocupam volume e forma de seu recipiente
Sua pressão aumenta com a diminuição do volume
Formam misturas HOMOGÊNEAS com outros gases
Ocupam (suas moléculas) cerca de 0,1% de seu recipiente
Gases possuem Pressão, Volume e Temperatura que têm relações entre si:
PRESSÃO: Força por área em um objeto.
A pressão em uma coluna atmosférica de ar de 1m² é de 100kPa=10^5N
1Pa=1kg/m*s=N/m²
1atm = 760mmHg = 760torr = 1,01325*10^5Pa
1atm ou 760 torr é a pressão atmosférica Padrão
O Manômetro é um aparelho que utiliza diferença de altura de uma coluna de mercúrio para determinar a pressão de um gás. A pressão do gás será equivalente à pressão atmosférica mais o deslocamento de mercúrio em mmHg (torr).
A Lei de Boyle estabelece a relação entre Pressão e Volume e afirma que o Volume é INVERSAMENTE proporcional à Pressão à uma temperatura constante. O gráfico PxV é uma hipérbole, a isoterma.
A Lei de Charles estabelece a relação VxT e afirma que o Volume de uma gás é diretamente proporcional à Temperatura deste à pressão constante. Seu gráfico é uma reta e T é obrigatoriamente medido em Kelvin.
A Lei de Charles e Gay-Lussac estabelece a relação PxT e afirma que a Pressão e a Temperatura de um gás são diretamente proporcionais à Volume constante. Seu gráfico é também uma reta.
A LEI DE AVOGADRO: À determinada temperatura e pressão os volumes dos gases que reagem são proporções de números de mol. O volume de um gás a determinada temperatura e pressão é diretamente proporcional à quantidade de mols do gás. Nas CNTP 22,4L de qualquer gás ideal a 0 graus C possui 6,02*10^23 moléculas desse gás.
EQUAÇÃO DO GÁS IDEAL:
Onde n é a quantidade de matéria do gás e R uma constante que varia de acordo com a pressão. R(atm)=0,082 ; R(torr/mmHg)=62,3. A temperatura T sempre em Kelvin. Por ser uma lei limite, essa equação funciona melhor com P-> 0.
LEI DOS GASES E