PME 13
Uma das maiores dificuldades enfrentadas pela educação brasileira contemporânea, refere-se à permanência dos alunos na escola, uma vez que especialmente os estudantes do ensino médio sentem-se desestimulados a ficar nas salas de aula, já que fora delas há diversas distrações.
Muitas vezes, por não terem maturidade e discernimento quanto à importância do estudo, acabam abandonando a escola. Assim, o clima de desinteresse de boa parte dos adolescentes em relação ao estudo tem acarretado debates, discussões e reflexões acerca da qualidade do ensino e, aqui no município de Pedra Preta, o ensino médio regular ainda enfrenta grandes problemáticas, em especial, à permanência dos discentes na escola, o que eleva o índice de evasão e repetência.
Outro fator a ser pontuado refere-se à qualidade do ensino que muitas vezes fica comprometida devido à deficiência na formação e na qualificação dos profissionais da educação.
Quanto a mensurar a qualidade do aprendizado, tendo em vista os dados divulgados nas últimas avaliações do IDEB e ENEM, ainda não se atingiu o patamar esperado. De acordo com dados da Prova Brasil e ENEM INEP/MEC http://www.inep.gov.br/ referentes ao ENEM de 2013, já que os de 2014 ainda não foram divulgados, noventa e cinco alunos – que estudaram na única escola do município a ofertar ensino médio regular – participaram nos dois dias de avaliação, ficando as médias assim especificadas:
Ciências Humanas:
Média dos trinta (30) melhores alunos da escola: 552,75 pontos;
Média de todos os alunos da escola: 474,18 pontos;
Ciências da Natureza e suas Tecnologias:
Média dos trinta (30) melhores alunos da escola: 490,445 pontos;
Média de todos os alunos da escola: 435,77 pontos;
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias:
Média dos trinta (30) melhores alunos da escola: 525,76 pontos;
Média de todos os alunos da escola: 448,71 pontos;
Matemática e suas Tecnologias:
Média dos trinta (30) melhores alunos da escola: 536,05 pontos;
Média de todos os alunos da escola: