PMBOK
ANÁLISE DE PMBOK
E
ELABORAÇÃO DE SEUS FLUXOS
DE
PROCESSOS
Por: Thayssa Villar
Introdução
Elaboração do Fluxo de Processos do PMBOK® 5ª Edição
Ricardo Vargas faz uma abordagem espetacular de como se deve gerenciar um projeto, através desta aula de como estão dispostos os processos do PMBOK 5ª Edição.
Iniciação do projeto: É o primeiro passo, a fase onde se inicia o projeto. Para se iniciar um projeto é preciso saber quais as partes interessadas em seu desenvolvimento, tendo o termo de abertura diretamente relacionado as mesmas.
Planejamento: É a fase responsável por detalhar tudo aquilo que será realizado pelo projeto, incluindo cronogramas, interdependências entre atividades, alocação de recursos envolvidos, análise de custos, etc... Essa fase inicia-se pelo desenvolvimento do plano de gerenciamento, e nela se extrai requisitos para a confecção do escopo, usando o passo anterior como base. Após isso, define-se o escopo, sendo emitida a declaração de escopo do projeto, onde estará claramente definido o que estará dentro do projeto a ser executado. Em seguida cria-se a EAP -ESTRUTURA ANALÍTICA DE PROJETOS-, para que, no final dessa fase, ele esteja suficientemente detalhado para ser executado, sem dificuldades e imprevistos. Nessa fase, os planos auxiliares de comunicação, qualidade, riscos, suprimentos e recursos humanos também são desenvolvidos. Nessa fase há 4 processos de escopo e é finalizada pela determinação de contas de controle.
Tempo: Em tempo temos o planejamento do cronograma, onde se analisa os recursos, além de restrições, sequenciamento necessário para as atividades do projeto. Nessa fase estima-se a duração do projeto, onde todos esses processos estarão ligados.
Custos: É a parte em que planejo como vou administrar o custo do meu projeto, estimo orçamentos, pacotes e consequentemente venho a saber quanto será o custo do meu projeto