Pmbok
O grande avanço tecnológico na área de redes de sensores tem motivado o uso de tais redes em uma variedade de aplicações, entre elas podemos destacar: sistemas de monitoramento, detecção de enchentes e rastreamento de produtos estocados em um armazém. A principal característica dessas aplicações é o grande volume de dados com restrições temporais que precisa ser processado. Conseqüentemente, as transações que os utilizam também devem ter restrições temporais de forma que consigam usar tais dados enquanto os mesmos ainda sejam válidos. Tais características impõem a necessidade de tais aplicações utilizarem um Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados em Tempo-Real, que além de serem projetados para tratar com grandes volumes de dados, também garantem a validade lógica e temporal dos dados e transações. Apresenta-se uma técnica de controle de concorrência para Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados em Tempo-Real, denominado Técnica de Controle de Concorrência Semântico. A mesma permite a negociação entre a consistência lógica e temporal quando houver conflito entre ambas, é baseada em uma Função de Compatibilidade, definida pelo usuário, para os métodos de leitura e escrita de um objeto da aplicação.
DIPIPPO, L. Semantic Real-Time Object-based Concurrency Control. Tese (Doutorado) - Department of Computer Science and Statistics, University of Rhode Island, 1995.
LINDSTRÖM, J. Relaxed Correctness for Firm Real-Time Databases. IEEE International Conference on Embedded and Real-Time Computing Systems and Applications, 2006.
NYSTRöM, D. et al. Pessimistic concurrency control and versioning to support database pointers in real-time databases. In: Proceedings of Euromicro conference on Real-Time Systems (ECRTS). [S.l.: s.n.], 2004.
LINDSTROM, J. Integrated and adaptive optimistic concurrency control method for real-time databases. VIII International Conference on Real-Time