Plástico
INTRODUÇÃO
O plástico é um item que, embora muitas vezes imperceptível, possui grande importância para diversos setores da economia, como é o caso das indústrias de bens de consumo e automotiva.
Em virtude de suas principais características que são: baixo custo, peso reduzido, elevada resistência, variação de formas e cores, e grande aplicabilidade na indústria em geral, os materiais produzidos a partir do plástico têm substituído outras matérias-primas na confecção e produção de peças e alguns componentes, substituindo particularmente o metal, vidro ou madeira, pois muitas vezes o plástico apresenta desempenho superior a tais materiais.
PLÁSTICO
A designação "plástico" origina-se do grego e exprime a característica dos materiais quanto a moldabilidade (mudança de forma física). Adota-se este termo para identificar materiais que podem ser moldados por intermédio de alterações de condições de pressão e calor, ou por reações químicas.
Em química e tecnologia, os plásticos são materiais orgânicos poliméricos sintéticos, de constituição macromolecular, dotada de grande maleabilidade (que apresentam a propriedade de adaptar-se em distintas formas), facilmente transformável mediante o emprego de calor e pressão, e que serve de matéria-prima para a fabricação dos mais variados objetos
A matéria-prima dos plásticos geralmente é o petróleo. Este é formado por uma complexa mistura de compostos. Pelo fato de estes compostos possuírem diferentes temperaturas de ebulição, é possível separá-los através de um processo conhecido como destilação ou craqueamento.
A fração nafta é fornecida para as centrais químicas e petrodoicas, onde passa por uma série de processos, dando origem aos principais monômeros, como, por exemplo, a creolina.
FABRICAÇÃO
Os plásticos têm como matéria-prima uma fração líquida do petróleo, a nafta. A partir da nafta são gerados produtos básicos como eteno, butadieno, propeno, benzeno e paraxileno, os quais constituem as