Pluralidade cultural
O trabalho apresentado tem a finalidade de esclarecer sobre alguns pontos polêmicos da “Educação” brasileira como seus conflitos e soluções. É um trabalho realizado em grupo cujas atividades são divididas entre os membros, onde cada um tem a sua participação com pesquisas, relatórios, resumos e após debaterem sobre os itens, fazem a conclusão de acordo com o estudo realizado. A vantagem de trabalhar em grupo, para o acadêmico é muito importante porque todos trabalham; o aprendizado é maior e através dos debates colhe-se opiniões e sugestões para melhorias na educação brasileira.
Neste trabalho, o foco é explorar a matéria dada neste bimestre cujo tema é: “PLURALIDADE CULTURAL “ e “EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE”. A idéia é mostrar, como a educação brasileira vem se desenvolvendo e melhorando ao longo dos anos mas que ainda tem muito prá se fazer.
A ” Pluralidade Cultural “ chamada assim, por ser várias culturas dentro de um mesmo país , as quais foram herdadas pela diversidade étnica existente desde o inicio da nossa colonização. No início havia os índios, quando aqui chegaram os europeus. Depois os colonizadores importavam a mão de obra escrava, composta de negros vindos da África e após a libertação desses escravos, veio a mão de obra italiana. Isso foi só no início, pois este é o pais mais diverso em etnia e com isso veio a missigenação. A cultura de cada povo, de cada país foi se difundindo Brasil afora e hoje temos essa riqueza cultural imensa, que para o sábio é ótimo porém para as minorias é sofrido porque o que predominou no país foi a cultura européia herdada dos colonizadores, o tipo característico de homem alto, branco e maneiras aristocráticas, no falar, no comer , e até mesmo nas suas crenças religiosas; enquanto o negro e o índio eram submetidos aos costumes dos europeus como se fosse um padrão de vida único e que todos os demais devessem seguir como modelo. Quem não fosse igual aos europeus era tratado como nada,