Ploimeros
Murielk Sebrian Valvassore¹ murielksv@hotmail.com
¹ CEDUP- Centro Educacional Abílio Paulo. Avenida Universitária, 345 - Universitário Criciúma – SC – Brasil.
Resumo:
Cada vez mais nos últimos anos o plástico vem assumindo lugar de importância na vida dos seres humanos, estando presente em todo o nosso dia a dia, este trabalho tem como base demonstrar a importância da produção dos polímeros sintéticos para o ser humano, em seguida identificando os polímeros naturais e artificias, juntamente com o processo de produção do plástico e os tipos de materiais produzidos por este material.
Palavras-chave: Polímeros artificiais, plástico, processo de produção.
1. Introdução
Em pleno século XXI, na era da globalização, das multinacionais e dos grandes círculos consumista, de certa forma, é difícil pensar que nem sempre o plástico existiu na vida dos seres humanos, ou melhor, difícil mesmo seja pensar como os polímeros, estrutura química da qual se forma o plástico, muito utilizados em utensílios domésticos, automóveis, computadores, embalagens, roupas, entre outros, serviu para auxiliar o aumento do fluxo industrial na produção dos meios de consumo.
Existem na natureza dois tipos de polímeros os naturais e os sintéticos, os polímeros naturais são aqueles que encontramos na natureza, por exemplo, borracha, celulose, proteínas, polissacarídeos, entre outros. Já os polímeros sintéticos são produzidos artificialmente e surgiram com a necessidade de imitar os polímeros naturais. São produzidos pela síntese, que é um processo que surgiu após a descoberta da Química Orgânica (segunda metade do século XIX), e requer tecnologia sofisticada, pois envolve reações químicas em laboratório.
O petróleo, o principal combustível fóssil cobiçado por todas as potências mundiais, é a matéria prima principal do plástico, pois dele através de processos industriais são retirados os seus derivados, ou melhor, os