Relatório sobre estresse
Autora: Ana Maria Pimenta Carvalho
Segundo o artigo, estresse é definido como tudo que pode ameaçar nosso estado atual e que provoca reações fisiologias ou emocionais. Estresse vai muito além da própria condição emocional da pessoa, ela também é inserida no contexto da exaustão física, ou seja, o momento em que o corpo esta exausto seja por um exercício físico, seja por uma doença.
Em certo momento do artigo é possível visualizar o estresse como algo positivo na ocasião que possui condição de dinamismo e prazer durante uma atividade física, por exemplo.
Seguindo um processo estressor, as respostas do estresse regulam o sistema imunológico, este processo consiste no alarme, na resistência e na exaustão. Essas etapas envolvem áreas do sistema nervoso central que comandam as respostas físicas, hormonais e psicologias do individuo durante o estimulo.
O processo estressor muitas vezes é conhecido como um processo de luta ou fuga, porém muitas vezes não é possível lutar e nem fugir. Desta forma podemos defender nosso ponto de vista centrando essas estratégias em duas categorias: estratégias centradas no problema e centradas nas emoções. As estratégias centradas na emoção são aquelas em que se busca ver o problema de outra maneira ou expressar reações emocionais diante dele. Por meio das estratégias centradas no problema busca se modificar a situação estressora ou eliminá-la. Na primeira alternativa houve um enfrentamento centrado na emoção e na segunda, centrado no problema.
Personalidades com traços de estresse, geralmente demonstram ansiedade, irritabilidade, agressividade, exigentes e competitivas. Destes traços o mais difícil de lidar, seria a questão da agressividade, onde o individuo não aceita sua condição e não deixa a possibilidade de ser ajudado.
Na minha opinião, o ponto principal deste artigo é a questão que o estresse pode ter