plexo lombar
Este plexo está situado na parte posterior do músculo psoas maior, anteriormente aos processos transversos das vértebras lombares. É formado pelos ramos ventrais dos três primeiros nervos lombares e pela maior parte do quarto nervo lombar (L1, L2, L3 e L4) e um ramo anastomótico de T12, dando um ramo ao plexo sacral.
L1 recebe o ramo anastomótico de T12 e depois fornece três ramos que são o nervo ìlio-hipogástrico, o nervo ílio-inguinal e a raiz superior do nervo genitofemoral.
NERVO FEMORAL E CUTÃNEO LATERAL
L2 se trifurca dando a raiz inferior do nervo genitofemoral, a raiz superior do nervo cutâneo lateral da coxa e a raiz superior do nervo femoral.
L3 concede a raiz inferior do nervo cutâneo lateral da coxa, a raiz média do nervo femoral e a raiz superior do nervo obturador. L4 fornece o ramo anastomótico a L5 e em seguida se bifurca dando a raiz inferior do nervo femoral e a raiz inferior do nervo obturador.
Nervo cutâneo lateral L2,3, desde a borda lateral do psoas. Atravessa o músculo ilíaco e entra na coxa sob a parte lateral do ligamento inguinal. Inerva a pela da face lateral da coxa.
NERVO OBTURADOR
Nervo que se origina na região lombar da medula espinhal (entre L2 e L4) e corre através do plexo lombar até a extremidade inferior. O nervo obturador fornece inervação motora aos músculos adutores da coxa e inervação sensitiva cutânea do interior da coxa. Ramos anterior e posterior inervam todo o grupo adutor de músculos. O nervo anterior inerva o grácil, adutores longo e curto, e também a pele, sobre a face medial da coxa , ramo posterior inerva o adutor magno.
Importância funcional dos nervos femoral e obturador
São ambos importantes na marcha
OUTROS NERVOS DO PLEXO LOMBAR
O primeiro nervo lombar divide-se em dois , os nervos ilioipogástrico e o ilioinguinal, que inervam a pele das nádegas e virilha respetivamente. O terceiro nervo cutâneo o genitofemoral é formado por L1 e L2,