Player
232
9 ORIENTAÇÃO E DEFESA DE TRABALHO DE FINAL DE CURSO
9.1 Orientação de trabalhos de final de curso Os trabalhos de final de curso de graduação e pós-graduação são, normalmente, acompanhados de orientação, procedida por um professor do curso com conhecimento na área escolhida para a tarefa. Há programas de pós-graduação cujos pré-projetos de pesquisa são entregues previamente a orientadores que possuem conhecimento na área, e isso significa que o orientador será designado para o estudante. Neste caso, você, estudante, deve aceitar e aprender logo a se familiarizar com seu orientador indicado. Por outro lado, se existe a chance de escolher o orientador, você pode consultar algum colega-aluno que já tenha passado por um determinado professor da área do conhecimento do projeto, para saber sobre seu modo de orientação; contudo, cada orientação é muito pessoal e depende da boa parceria entre as duas partes.
Para que a atividade de orientação do trabalho de conclusão de curso se desenvolva produtiva e adequadamente durante o período estabelecido para tal, é necessário que tanto o professor orientador quanto o aluno orientando tenham suas atribuições bem definidas e as cumpram. Os projetos pedagógicos dos Cursos trazem em seus regulamentos os direitos e deveres de cada parte, os quais deverão ser observados com atenção.
9.2 Papel do orientador O professor que aceita ser orientador de um trabalho científico, ou que foi indicado para tal, deve ter em mente que a atividade exige participação, responsabilidade e paciência. Claro que é de conhecimento público que a responsabilidade pela elaboração do trabalho de final de curso é principalmente do aluno, o que não exime o professor orientador de desempenhar adequadamente as atribuições decorrentes da sua atividade de orientação. Todo orientador deseja que seu