Platão
Filosofia política: constrói, através da razã, um rojeto politico..Reflexão politica vem do mito da caverna (conhecimento verdadeiro é EPISTEME, a opinião comum é DOXA,a Ideia do bem é o SOL –conhecimento pleno-). O mundo de incertezas: processo de conversão do olhar pro mundo, de um universo de aparências que encobre a verdadeira realidade,que está no plano intelegivel.
A politica vista como um conhecimento inserido em um plano maior que exige a contemplação da verdadeira essência do bem,devendo o poder ser exercido como missão decorrente da sabedoria, e NÃO por ambição. Baseando-se nisso, critica antigos sistemas políticos e mostra nessa visão cíclica uma tendência a corrupção,isso pq qualquer forma de exercer poder que não seja adjunta ao conhecimento que conduz ao bem é imperfeita e fadada a degenerar.
Interesse na política vem por sua experiência de vida e em sua relação com Sócrates. A condenação de Sórates reva até que ponto chegam os malem consequentes de uma inadequadra organização do poder político. Injustiça e as instituições políticas afastadas do verdadeiro conhecimento:Ve a necessidade de estabelecer relação entre filosofia e política,na qual o poder é um ‘’corolário do saber’’. A oligarquia, a república e a democracia e cada problema delas.
A busca da verdade absoluta e da justiça:essência –Platão acredita na ideia de verdade e de bem comum. Há a desconstrução da certeza através de diálogos.
O mundo sensível (sombra) e o mundo da essência (luz): alegoria da caverna
Quem deve governar? Os sábios (conhecimento produz melhores governantes,estes saíram da sombra e encontraram a luz) (superioridade da aristocracia dos sábios,relação entre conhecimento e política)
Como crítico da democracia: ‘’erro coletivo’’- Democracia parte do principio que todas as pessoas são iguais, e ele pensa que os homens estão em estágios diferentes,estando o filosofo, o pensador em um estagio mais elevado.Os outros estão na sombra,eles deliberam