Platão
PLATÃO
INTRODUÇÃO
Caro professor,
Neste trabalho eu vou fazer um pequeno resumo sobre Platão e suas idéias começando por onde ele nasceu e passando pelo mito da caverna onde ele explica a sua idéia que o processo de conhecimento se desenvolve por meio da passagem progressiva do mundo das sombras e aparências para o mundo das idéias e essências.
PLATÃO E SUAS IDÉIAS
Platão nasceu em Atenas e pertenceu a uma das mais nobres famílias atenienses. Seu verdadeiro nome era Aristides. Platão foi discípulo de Sócrates, a quem considerava o mais sábio e o mais justo dos homens. Depois da morte de seu mestre empreendeu inúmeras viagens. Platão quer nos mostrar que: ser ético é ser justo e ser justo nos leva á felicidade.
TEORIA DAS IDÉIAS
Um dos aspectos mais importantes da filosofia de Platão é sua teoria da idéias, com qual procura explicar como se desenvolve o conhecimento humano. Segundo ele, o processo de conhecimento se desenvolve por meio da passagem progressiva do mundo das sombras e aparências para o mundo das idéias e essências.
VEJAMOS:
A primeira etapa desse processo é denominada pelas impressões ou sensações advindas dos sentidos. Essas impressões sensíveis são responsáveis pela opinião que temos da realidade.
O conhecimento, entretanto para ser autentico, deve ultrapassar a esfera das impressões sensoriais, o plano da opinião, e penetrar na esfera racional da sabedoria, o mundo das idéias.
A opinião nasce, portanto, da percepção da aparência e da diversidade das coisas. O conhecimento, por sua vez, é elaborado quando se alcança a idéia que rompe com as aparências e a diversidade ilusória.
Platão utiliza o método: DIALÉTICA que consiste na contraposição de uma opinião com a crítica que dela podemos fazer, ou seja, na afirmação de uma tese qualquer seguida de uma discussão e negação desta tese, como objetivo de purificá-la dos equívocos.
O mito da caverna
Platão
Imaginemos uma caverna