Platão e Aristóteles
UNIDADE DE AQUIDAUANA
CURSO DE PEDAGOGIA
ANDREZA CARVALHO
VALDÊNIA ELEOTÉRIO
EDUCAÇÃO GREGA
AQUIDAUANA
JUNHO/2014
ANDREZA CARVALHO
VALDÊNIA ELEOTÉRIO
EDUCAÇÃO GREGA
Resumo apresentado ao Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, para obtenção de parte da nota na disciplina Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação sob orientação da Prof.ª Dr. Olga Maria dos Reis Ferro.
AQUIDAUANA
JUNHO/2014
I N T R O D U Ç Ã O
Nesta pesquisa abordaremos a educação segundo Platão (427-347 a.C.) e em seguida a educação segundo Aristóteles (384-322 a.C.),
Platão (427-347 a.C.) que nasceu no demo ático de Colito, era descendente de Sólon por parte da mãe, e do Rei Codros por parte do pai, seu destino era participar da política de Atenas.
Quando descobriu Sócrates, quis experimentar pessoalmente seu método educativo, supõem-se que Platão queimou todos os versos que compôs, para aderir a Filosofia. Mais nunca conseguiu sufocar a força poética que trazia em si. Como crítico dos poetas, ele mesmo era um grande poeta.
Após a morte de Sócrates, outro grande mestre Euclides, recebeu Platão em Mégara, cidade perto de Atenas. Depois de sua estadia participou da batalha de Corinto, em 394, a partir daí Platão viajou muito, esteve em Cirene cidade da África, onde conheceu o matemático Teodoro, acredita-se que tenha ido ao Egito, pois suas obras mostram-no conhecedor da cultura e da vida desse país.
A educação segundo Aristóteles (384-322 a.C.), que nasceu em Estagira, colônia greco-jônica, na península Macedônia da Calcídia. Seu pai, Micâmaco era médico do Rei Amintas, pai de Filipe e avô de Alexandre.
Aos 18 anos, Aristóteles transferiu-se para Atenas, centro intelectual por excelência, a fim de ilustrar-se. Foi aluno de Platão, depois atendendo ao convite de Felipe foi para a corte Macedônica onde ocupou o cargo de preceptor de