Platemintos
Características
O filo dos platelmintos reúne animais de corpo achatado, desprovidos de apêndices locomotores. Eles possuem simetria bilateral, ou seja, uma diferenciação da cabeça com órgãos sensitivos e uma região anterior (cabeça) e posterior (calda). São animais triblásticos, pois na sua fase embrionária, entre a ectoderme e a endoderme, aparece uma terceira camada celular, a mesorderme.
Esses vermes têm características que os distinguem dos celenterados e esponjas, sendo elas:
Sistema nervoso e digestivo mais especializado.
Músculos mais desenvolvidos.
Classificação:
O filo dos platelmintos é dividido em três classes:
• Turbellária
• Trematoda
• Cestoidea
A classe turbelária corresponde ao modelo mais típico do filo. São todos platelmintos de vida livre e tem como representantes as planarias e as geoplanas
A classe trematoda são os platelmintos que perderam alguns caracteres comuns ao filo, sofrendo profundas transformações, como atrofia ou requessão de certos órgãos e desenvolvimento de outros, com a finalidade de melhor se adaptarem a os hábitos parasitários. Eles são o0s vermes parasitas dos vertebrados. Os animais que representam essa classe são os esquistossomos e as fasíolas.
A classe cestoídea são os vermes platelmintos de corpo alongado em forma de fita. Podem medir de alguns milímetros a metros de comprimento. Como exemplos temos as solitárias.
Estrutura
Na parte ventral há cílios que servem para locomoção. O sistema muscular permite ao platelminto os mais variados movimentos. O sistema digestivo é ramificado e incompleto, visto que falta o orifício retal. A boca é ventral. Faltam os sistemas respiratórios e circulatórios, porem o sistema excretor é bem desenvolvido, consistindo de dois ou mais túbulos ramificados, que percorrem o comprimento do corpo.
O sistema nervoso é formado por dois gânglios cerebróides, localizados na região anterior, de onde partem dois cordões nervosos longitudinais.