platelmintos
Trabalho de Biologia
(Platelmintos)
Aluno: Anderson Virgolino Gomes Pacheco
Série: 2° Ano A / Ensino médio
Professora: Ana Paula
Cuiabá, Dezembro de 2014.
Platelmintos
Os platelmintos, também conhecidos popularmente como vermes, são animais invertebrados, com corpo achatado, pertencentes ao filo Platyhelminthes, reino Animália e sub-reino Metazoa. Podem ter vida livre (em ambientes aquáticos ou terrestres) ou parasitária (em outros animais, inclusive o homem), e geralmente vivem em local úmido:
Espécie de vida livre → Dugesia tigrina.
Espécies parasitárias → Schistosoma mansoni (que causa a esquistossomose / barriga-d’água) e a Taenia solium (que causa a teníase e a cisticercose).
Os platelmintos em geral podem medir desde alguns centímetros até alguns metros de comprimento. O seu corpo é constituído por três camadas. Primeiramente, há a epiderme uniestratificada. Abaixo, há duas camadas musculares, sendo a primeira composta por músculos circulares e a segunda por músculos longitudinais. A esse conjunto dá-se o nome de tubo músculo-dermático. Tal tubo atua na proteção, locomoção e como esqueleto. Nos platelmintos de vida livre, a epiderme apresenta cílios, relacionados com a locomoção. Já nos parasitas, há a cutícula envolvendo o tubo músculo-dermático, conferindo-lhe resistência à ação dos sucos digestivos.
Esses vermes são triblásticos acelomados. Como conseqüência disso, não forma completamente alguns sistemas (respiratório e digestório). Outra consequência é a sua forma achatada. Suas células têm que ficar próximas ao meio externo (para respirar) e próximas ao intestino (para obter nutrientes).
Sistema digestivo
Os platelmintos possuem sistema digestório incompleto, com apenas uma abertura que se comunica com o exterior: a boca, localizada na região ventral, por onde entram os alimentos e também por onde são eliminados os restos que não foram digeridos, já que esses