Platelmintos
professor: Geferson
Data: 06/12/12
Aluno: Pedro afonso
Temas: zoologia e botânica
Poríferos: * Introdução: Os poríferos, também conhecidos como espongiários ou simplesmente esponjas, surgiram provavelmente há cerca de 1 bilhão de anos. Supõe-se que eles sejam originados de seres unicelulares e heterótrofos que se agrupam em colônias. * Características marcantes :
Os poríferos não formam tecidos verdadeiros, não apresentando, portanto, órgãos e sistemas. Suas células são relativamente independentes. Assemelhan-se a protozoários coloniais e flagelados (proterospongia), por possuirem células flageladas para a nutrição. Nesta seção, são citados os principais tipos celulares, embora cada um deles seja abordado em histologia. * Estrutura: (estrutura dos poríferos) 1. As esponjas apresentam dimensões variáveis (de um grão de arroz ao tamanho de uma banheira), algumas exibem simetria radial, mas a grande maioria ostenta um padrão irregular, podendo ser: formato de uma massa irregular indistinta, ereto, incrustantes ou ramificados.
* Funcionamento e reprodução:
A maioria dos poríferos são hermafroditas. Os gametas são originados em células denominadas gonócitos, que derivam dos amebócitos (uma célula pertencente ao filo em questão). Os gametas masculinos (espermatozóides) saem da esponja através do ósculo (abertura principal do espongiocele), para em seguida, penetrar em outra esponja através dos poros, carregada pela corrente de água.
Cnidários: * Introdução:
O filo Cnidária (cnidários) está representado pelas hidras, medusas ou água-vivas, corais e anêmonas-do-mar. Introdução: * Características marcantes:
Os cnidários são os primeiros animais a apresentarem uma cavidade digestiva no corpo, fato que gerou o nome celenterado, destacando a importância evolutiva dessa estrutura, que foi mantida nos demais animais. A presença de uma