platelmintos
Os platelmintos são animais que possuem o corpo alongado e achatado, com aspectos de fita. São conhecidos por'' vermes chatos'', (plati= chato, helmintos =vermes). Vivem em locais úmidos e, algumas espécies, parasitam animais (principalmente mamíferos). Tem vida livre são principalmente predadores e vivem na água ou em ambientes terrestres úmidos sombreados. O sistema digestivo ocorre de forma intra e extracelular, o sistema é incompleto, apresentando apenas uma abertura em todo sistema. Possuem boca, faringe e intestino. O sistema nervoso é central formado por um anel. Possuem filetes nervosos que percorrem o corpo todo através de ramificações. A excreção é realizada através das células-flama (protonefrídios), que realizam a excreção para a superfície do corpo. Os platelmintos secretam amônia. São vermes que não possuem sistema respiratório. Nos platelmintos de vida livre as trocas são feitas por difusão. Já nos parasitas ela é feita de forma anaeróbica, ou seja, não utiliza oxigênio. Também não possuem sistema circulatório. Os alimentos são distribuídos pelo corpo através das ramificações do sistema digestivo. A reprodução varia de acordo com a espécie. Muitos platelmintos são hermafroditos. Alguns se reproduzem por partenogênese (desenvolvimento do embrião sem fecundação, de forma assexuada). As planárias podem se reproduzir por fissão (ruptura de um pedaço do corpo gerando outro) ou, até mesmo, de forma sexuada.
O filo platelminto é dividido em três classes:
•Turbelária (turbelários): são todos vermes de vida livre, como representantes temos a planária, um platelminto de vida livre encontrado nas águas doces de rios, lagos e fontes. Nesses locais vive junto à parte inferior de plantas, troncos submersos e rochas.
•Trematódea (trematódeas): temos como representante o esquistossomo, seu corpo é revestido por uma cutícula, estando ausentes a epiderme e cílios. A boca é anterior e o intestino bifurca-se em dois ramos. Os esquistossomos possuem