Platelmintos
gerais:
Filo Platuhelminthes(do grego platus,plano achatado,e helminthes,vermes) .
Surgiram
na Terra há cerca de 600 milhões de anos.
Compreendem
em torno de 15 mil espécies, vivem principalmente em ambientes aquáticos, como oceanos, rios e lagos e são encontrados também em ambientes terrestres úmidos.
Alguns
têm vida livre, outros parasitam animais diversos, especialmente vertebrados, absorvendo através da pele, o alimento previamente digerido pelo organismo hospedeiro.
Medem desde alguns milímetros até metros de comprimento.
Possuem tubo digestório incompleto, ou seja, têm apenas uma abertura - a boca-, por onde ingerem alimentos e eliminam as fezes; portanto, não possuem ânus.
Turbelárias: Reúne platelmintos de vida livre, podendo ser aquáticas ou terrestres.
Ex.: Planária.
Tremotoda: Espécies ectoparasitas e endoparasitas. Corpo revestido por uma cutícula resistente. Na região anterior existem, eventualmente, ventosas para a melhor fixação do animal ao hospedeiro.
Cestoda: Reúne as tênias ou solitárias, chamadas dessa forma, pois, ao se fixarem ao hospedeiro, liberam substâncias impedindo outras se fixarem.
Planarias(Tubelários).
Esquistossomos(Trematódeos)
Solitárias(Cestóides).
Ocorre
de forma intra e extracelular.
O sistema é incompleto, apresentando apenas uma abertura em todo sistema. Possuem boca, faringe e intestino.
Possuem
sistema nervoso central formado por um anel. Possuem filetes nervosos que percorrem o corpo todo através de ramificações. A excreção é realizada através das célulasflama (protonefrídios), que realizam a excreção para a superfície do corpo. Os platelmintos secretam amônia.
Não
possuem sistema respiratório. Nos platelmintos de vida livre as trocas são feitas por difusão. Já nos parasitas ela é feita de forma anaeróbica, ou seja, não utiliza oxigênio. Também
não possuem sistema