Plataformas
RESUMO – O documentário destaca grandes descobertas da Química que ocorrem entres os anos de 1970 e 1985 em 45 minutos. São muitas as substâncias elementares que foram descobertas, não é mesmo? São mais de 100, como se pode ver na tabela periódica. Este vídeo aponta algumas das descobertas relacionadas à química. Dentre elas podemos citar a descoberta de uma substância em 1770 por Joseph Priestley com ela a possiblidade de se fazer a água gaseificada. Lavoisier, batiza a substância como oxigênio e em seguida, concebe uma nomenclatura química, que serve como a base do sistema moderno. Em 1928 Friedrich Woehler acidentalmente sintetiza a uréia a partir de materiais inorgânicos, provando que as substâncias feitas por seres vivos pode ser reproduzido com substâncias “não vivas” e durraba a Teoria da Força Vital. No ano de 1850 Friedrich Kekulé determina a estrutura química do benzeno, trazendo o estudo da estrutura molecular para a vanguarda da química.
Por volta de 1660 Dmitry Mendeleyev percebe que, se todos os 63 elementos conhecidos até o momento forem dispostos em ordem crescentede peso atômico, suas propriedades são repetidos de acordo com determinados ciclos periódicos. Ele formula a tabela periódica dos elementos e o mais incrível, prevê a existência de elementos que não foram ainda descobertos. A partir de 1898 Marie e Pierre Curie começam descobrir e isolar materiais radioativos e em 1985 Robert Curl, Harold Kroto e Smalley Rick descobriram uma nova classe de compostos de carbono com uma estrutura tipo gaiola, os fulerenos.
CONCLUSÃO –
Este episódio revela porque o aço é resistente e o açúcar é doce. A resposta está nos elementos e compostos, que são bilhões de vezes menores do que nós, e na ciência da química, que tem sua origem em algumas das maiores descobertas da história da química. A parte mais legal do documentário foi quando eles começaram a descobrir e isolar materiais