plataforma
Sistema de sustentação de cargas A coluna é composta pela junção de vários tubos de perfuração. A função do sistema de suspenção de cargas é suportar e transferir todas as cargas a serem içadas durante a perfuração. É composta resumidamente pelos seguintes equipamentos:
Torres ou Mastro: A torre é uma estrutura construída com elementos de aço especiais. O mastro é apropriado para as sondas de perfuração terrestre, dividida em módulos para fins de transporte. Articulados na sua base, o mastro pode ser montado ou desmontado horizontalmente, e colocado verticalmente em posição de operação, utilizando o guincho de perfuração em um cabo especial.
Subestrutura: São construções em aço especial instaladas sobre bases ou fundações, propiciando a disponibilidade de espaço necessário para montagem da cabeça do poço e dos equipamento de segurança. A base ou fundação da sonda pode ser de madeira, concreto armado ou em aço, apoiada sobre o solo.
Estaleiro: É constituído de uma estrutura metálica formado de vigas que se apoiam sobre pilares. Os estaleiros servem para estocagem dos elementos tubulares, todos estocados ao lado de uma passarela que precisam ser içados para a sonda ou descarregados, facilitando o seu manuseio.
Sistema de geração e transmissão de energia
O conjunto de equipamentos utilizados para gerar e transmitir a energia necessária para a operação da sonda tem o objetivo de manter os equipamentos energizados durante a operação de perfuração. Dependendo do modo de transmissão de energia para os equipamentos, as sondas de perfuração são classificadas em sondas mecânicas ou diesel.
Fontes de energia: A energia necessária para a ação dos equipamentos de uma solda de