plasmodium vivax
O que é- plasmodium vivax é um parasita unicelular protozoário e um patogénico humano. É a causa mais comum e disseminada de malária. A malária é uma doença infecciosa causada por protistas parasitas do género Plasmodium. A malária é uma doença frequente em zonas tropicais e subtropicais favoráveis à reprodução dos mosquitos, que colocam os ovos em águas estagnadas, onde as larvas eclodem e se alimentam até atingirem o estado adulto.
Quem o transporta- O P. vivax é transportado pela fêmea do mosquito Anopheles, uma vez que são apenas as fêmeas da espécie que picam para se alimentar.
Estes parasitas têm um ciclo de vida complexo, que inclui dois hospedeiros: o homem e mosquitos do género Anopheles.
REPRODUÇÃO ASSEXUADA NO SER HUMANO
O mosquito perfura a pele de uma pessoa e introduz o parasita, que se encontra sob a forma de esporozoíto na glândula salivar do insecto.
Os esporozoítos levados pela corrente sanguínea penetram nas células do fígado, modificam-se e reproduzem-se por esquizogonia, dando origem a vários merozóitos.
As células rompem-se libertando os merozóitos, que infectam outras células ou passam para a corrente sanguínea e penetram nas hemácias.
Os merozóitos sofrem reprodução por esquizogonia até que as hemácias se rompem libertando os merozóitos e as toxinas.
Em alguns casos os merozóitos penetram nas hemácias mas não se dividem, mas passam por um processo de diferenciação, dando origem a gametócitos.
REPRODUÇÃO SEXUADA NO MOSQUITO
Ingestão dos gametócitos por um mosquito e maturação dos gametas no sistema digestivo. Ocorre a seguir a fecundação.
O zigoto fixa-se na parede do estomago formando um cisto, no qual ocorre a esporogonia: o zigoto sofre meiose, e as células haplóides formadas multiplicam-se varias vezes, originando os esporozoítos.
O cisto rompe-se e os esporozoítos são libertados e penetram na glândula salivar do insecto. TRATAMENTO
A malaria causada pelo plasmodium vivax pode ser