plasmodium vivax
Plasmodium vivax é um parasita protozoário e um patogénio humano. É a causa mais comum e disseminada de maláriarecorrente e uma das seis espécies de parasitas de malária que infectam o ser humano.1 É menos virulento do que oPlasmodium falciparum, o mais mortal entre os seis, embora a malária vivax possa ter complicações graves que resultem na morte.2 3 O P. vivax é transportado pela fêmea do mosquito Anopheles, uma vez que são apenas as fêmeas da espécie que picam para se alimentar.
Reino: Protistas – são seres unicelulares eucariontes
O plasmódio desenvolve um ciclo sexuado dentro do organismo do mosquito e um assexuado no organismo humano. Depois de 30 minutos que entrou na circulação sanguínea do homem, alcança o fígado e vai-se multiplicando dentro das células hepáticas até que elas arrebentam. Então, eles se espalham no sangue e invadem os glóbulos vermelhos, onde se reproduzem a tal ponto que eles se rompem também.
Os protozoários são organismos microscópicos, unicelulares e heterótrofos, sendo suas funções – nutrição, excreção, respiração, reprodução – são realizadas por uma única célula. São divididos em grupos como os Rizópodes, Flagelados, Ciliados e Esporozoários.
Os plasmódios (sim, são mais de dois tipos) causadores da malária pertencem ao grupo dos esporozoários, parasitos que não apresentam estruturas de locomoção; sua reprodução ocorre pela processo de esporulação: reprodução assexuada que tem a capacidade de gerar muitos indivíduos descendentes de uma única vez – os esporos.
Podem causar a malária as seguintes espécies de Plasmodim:
Plasmodium vivax
Plasmodium falciparum