Plasma
Plasma; o quarto estado físico da matéria.
O plasma é com freqüência chamado o quarto estado da matéria, ao lado dos estados sólido, líquido e gasoso.
Qualquer substância pode existir em três estados: sólido, líquido a gasoso, cujo exemplo clássico é a água que pode ser gelo, líquido a vapor. Todavia há muito poucas substâncias que se encontram nestes estados, que se consideram indiscutíveis a difundidos, mesmo tomando o Universo no seu conjunto.
É pouco provável que superem o que em química se considera como restos infinitamente pequenos. Toda a substância restante do universo subsiste no estado denominado plasma.
Um conhecido químico, Irving Langmuir, trabalhava no Instituto Stevens quando foi convidado para trabalhar durante as férias para a General Eletric, onde encontrou um grupo de pesquisadores que procurava a maneira de prolongar a vida das lâmpadas incandescente. Quinze anos depois, Langmuir continuava nessa empresa estudando o comportamento dos gases quentes.
Em 1930, depois de observar as propriedades de sistemas gasosos aquecidos contendo partículas carregadas eletricamente, denominou-os plasmas.
2-DESENVOLVIMENTO
Plasmas – São gases ionizados que podem ou não conduzir correntes elétricas. Consiste numa "sopa" de elétrons livres e de íons. A matéria sujeita ao estado de plasma atinge temperaturas tão altas que seus átomos começam a perder elétrons e estes se tornam livres.
Foi chamado pelo físico William Crookes, em 1879, de o quarto estado fundamental da matéria, por conter propriedades diferentes do estado sólido, líquido e gasoso.
Os plasmas que resultam da ionização de gases neutros contêm geralmente números iguais de cargas positivas e negativas. Nesta situação, tais plasmas são denominados quase neutros (“quase” porque os pequenos desvios da neutralidade têm conseqüências dinâmicas importantes para determinados tipos de plasma).
Um gás se torna um plasma quando a adição de calor ou outra forma de energia faz com que um