Plantas
1 MORFOLOGIA EXTERNA DO CORPO VEGETAL
Com a especialização evolutiva, surgiram diferenças morfológicas e fisiológicas entre as várias partes do corpo das plantas vasculares, acarretando a diferenciação em raiz, caule, folhas e estruturas de reprodução.
O corpo vegetal é composto por dois conjuntos básicos de estruturas:
Vegetativas e
Reprodutivas.
O primeiro órgão que deve ter aparecido foi a raíz, que permitiu que os vegetais vivessem em locais em que a superfície fosse mais seca, por irem procurar abaixo do solo, à vezes em profundidades razoáveis, a água e os minerais necessários vida.
Com o tempo eles se adaptaram para armazenar substâncias de reserva e mesmo exercer outras funções muito mais complexas, em alguns casos, até mesmo a reprodução.
2 ESTRUTURAS VEGETATIVAS: RAIZ
A raiz (do latim "radix") é a estrutura do corpo vegetal especializada na fixação da planta ao solo, absorção e condução de água e sais minerais. Atua, por vezes, no armazenamento de reservas nutritivas e aeração.
São geralmente estruturas aclorofiladas, não segmentadas, desprovidas de folhas e gemas e, subterrâneas (geotropismo positivo).
[pic]
3 Origem das raízes
A origem da raíz principal de um vegetal superior é uma pequena região do embrião contido na semente:
A radícula
As raízes laterais, por sua vez, se originam da raíz principal ou de outra raíz já existente.
Há casos, contudo em que uma raíz se origina de um outro órgão como o caule e a folha. Nestes casos as raízes são chamadas de adventíceas.
[pic]
[pic]
4 Tipos de raízes
5 Subterrâneas
Tuberosas
Acumuladoras de substâncias de reserva.
Exemplo: cenoura, beterraba, nabo, rabanete (pivotantes), dália, batata-doce(laterais).
Pivotantes ou axiais
São formadas por um eixo principal (axis), resultante do desenvolvimento da raiz primária do embrião e de suas ramificações eventuais. Normalmente, este eixo principal e mais comprido e grosso do que qualquer de suas