Plantas
Bourdieu
A escola como reprodutora das desigualdades Bourdieu questiona a ideia de escola neutra: “[...] a escola deveria fornecer a educação para todos os indivíduos, proporcionando-lhes instrumentos que pudessem garantir não só a sua liberdade, mas também a sua ascensão social.” (p. 113)
Será que a escola garante isso???
Duas obras polêmicas de Bourdieu
• Les heritiers (1964) e La reproduction (1970)
• Resultados => as escolas não reduzem as desigualdades, ao contrário, reproduzem as mesmas. • Objetivos => Investigar os mecanismos da reprodução escolar.
Ponto de partida:
• A escola não é neutra, ao contrário, ela seleciona baseada em conceitos de classe, o que estimável, distinto, importante do que é considerado vulgar, comum e impróprio.
“A seleção de significações que define objetivamente a cultura de um grupo ou de uma classe como sistema simbólico é arbitrária enquanto estrutura, e as funções desta cultura não podem ser deduzidas de nenhum princípio universal, físico, biológico ou espiritual [...]
O que é mais importante dentro do currículo escolar:
História em Quadrinhos
Machado de Assis
O que é mais importante dentro do currículo escolar:
Uma tela de Monet
Um muro de
Grafiteiros
O que é mais importante dentro do currículo escolar:
Mozart
A cultura de classe transmitida na escola:
• “A seleção das disciplinas ensinadas, assim como a escolha dos conteúdos disciplinares é o produto de relações de força entre grupos sociais. A cultura escolar não é uma cultura neutra, mas uma cultura de classe.”
Capital Cultural:
• Quanto mais próximo da cultura escolar (e/ou erudita) estiver uma criança, melhor será o desempenho da mesma.
“Assim, quanto mais fraca for a distância entre a cultura escolar e o meio de filiação, cultura ligada à socialização, mais o sucesso na instituição será elevado. Ora, os filhos das classes superiores dispõem
de