Plantas
Os tecidos condutores têm a função de conduzir água e elementos nutritivos (seiva) para o interior do vegetal. Através do processo de fotossíntese, as plantas produzem as substâncias nutritivas necessárias para seu desenvolvimento, e para repassar e distribuir essas substâncias, é necessário um sistema condutor.
Como funcionam
As substâncias que a planta absorve diretamente do solo, como água e sais minerais, e leva diretamente para a folha é chamada de seiva bruta. Após o processo de fotossíntese, a seiva bruta é transformada em seiva elaborada, rica em nutrientes orgânicos. A partir daí, a seiva elaborada é levada para todas as partes da planta, e não somente nas folhas, como no caso da seiva bruta.
O xilema
Para cada tipo de seiva existe um tecido condutor altamente especializado. O xilema é um tecido morto, responsável pelo transporte da seiva bruta para a realização da fotossíntese. Seus vasos são alongados e tubulares, com reforços de lignina.
O xilema é formado por diferentes células, como as do Sistema Traqueário (elementos do vaso e traquéias) e as do Parênquima lenhoso.
- Sistema Traqueário: esse sistema é formado por dois tipos de células: elementos do vaso e traquéias, que são células dotadas de pontuações em suas paredes colaterais, e que auxiliam no transporte de seiva bruta.
- Parênquima Lenhoso: são células vivas do xilema que estão enfileiradas, formando os raios medulares.
O floema
O floema, diferentemente do xilema, é um tecido vivo e responsável pelo transporte da seiva elaborada. Geralmente, o floema é localizado numa posição externa ao eixo caulinar e na superfície inferior das folhas e órgãos de natureza foliar, assim, a direção natural em que o floema trabalha é das folhas para a planta, já que a seiva elaborada surge com a realização da fotossíntese. Os vasos do floema são alongados, sem núcleo e a membrana que separa uma célula de outra é perfurada por vários poros.
- Células