planta baixa CME
Quando os bronquíolos inflamam, segregam mais muco o que aumenta o problema respiratório. Na asma, expirar é mais difícil do que inspirar, uma vez que o ar viciado permanece nos pulmões provocando sensação de sufoco.
A asma acomete pessoas de qualquer idade. A maioria dos casos, todavia, é diagnosticada na infância e é comum manifestar-se em pessoas de uma mesma família.
Fatores que podem desencadear a Asma
Fator hereditário (indivíduos com familiares asmáticos têm maior predisposição de apresentar a doença).
Fator alérgico (os brônquios dos asmáticos são mais sensíveis aos agentes externos, podendo-se dizer que asma é uma doença alérgica).
Fatores ambientais (poluição, cigarro, ácaro, mofo, clima, exposição a animais...).
Exames Laboratoriais
• Gasometria arterial
• Medida do fluxo aéreo (espirometria).
• Escarro
• Raios X de tórax
Sintomas
Falta de ar - Os canais de passagem de ar estão muito estreitos. Com isso, o ar não consegue sair dos alvéolos, fica preso. A sensação que o asmático tem é a de que está impossibilitado de inspirar (colocar o ar para dentro), mas na verdade ele não está conseguindo expirar (expulsar o ar).
Chiado - Acontece porque o ar tenta passar com força por um canal muito estreito.
Muco: o muco ou catarro é decorrente da inflamação. Se existe infecção associada, o catarro torna-se amarelado, e a pessoa pode até ter febre (a pneumonia é uma das complicações de uma crise de asma).
Tosse: é um mecanismo de defesa do pulmão que tenta expelir todo esse muco sem muitas vezes conseguir, pois, como já dissemos, o brônquio está meio fechado e o muco também fica lá retido.
Tratamento
Oxigenoterapia, broncodilatadores, Antibiocoterapia, fisioterapia respiratória.