Planos e projetos sociais
CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
A EVOLUÇÃO TÉCNICA DO SERVIÇO SOCIAL: NO CONTEXTO CAPITALISTA.
Salvador
2013
UNIVERSIDADE SALVADOR – UNIFACS
CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
Autor(a):Fátima Cecília Barros do Nascimento Maristela Barbosa de Brito El Sarle
A EVOLUÇÃO TÉCNICA DO SERVIÇO SOCIAL: NO CONTEXTO CAPITALISTA.
Atividade apresentada como requisito parcial para aprovação na disciplina de Plano, Programa e Projeto do Curso de Bacharelado em Serviço Social da UNIFACS, sob acompanhamento da Profª. Shirley Barbosa Menezes de Paiva.
Salvador
2013
A EVOLUÇÃO TÉCNICA DO SERVIÇO SOCIAL: NO CONTEXTO CAPITALISTA.
O século XX nasceu mediante um cenário de varias crises de cunho social, militar, política, cultural, estrutural do Modo de Produção Capitalista. Sendo que toda crise exige uma saída ou resposta de um individuo, grupo, país ou sistema, logo os novos contornos foram dados a sociedade do trabalho a partir da deposição das velhas formas engessadas e o surgimento de técnica trabalho como produto baseados na tecnologia e ciência.
Dessa forma, surgi o Serviço Social como uma profissão moderna, para atender a uma demanda gerada pelo capital e trabalho assalariado e respondida pelo Estado através das políticas sociais que formaram o campo de trabalho dos Assistentes Sociais, contudo, os processos de capitalistas avançaram de forma que também transformou a própria perspectiva do homem como da sociedade do trabalho, algo que por igual valor também transformou o próprio Serviço Social que buscou compreender as raízes de suas demandas de trabalho.
A partir desse contexto a categoria dos Assistentes Sociais foi ao debate e estruturou a atuação como a formação profissional aliando conhecimentos das ciências sociais, com técnicas da administração dentro de uma visão critica adotada pelo Projeto Ético Político da Profissão na década