Planos de Negocio, atividade de Pesquisa
Primeiramente vou descrever o que é um plano de negócio, segundo Dornelas(2005, p. 98), “O plano de negócios é um documento usado para descrever um empreendimento e o modelo de negócios que sustenta empresa”. Ou seja, plano de negócio é usado para traçar um retrato fiel sobre o mercado onde o empreendedor atuará, o produto que oferecerá e as atitudes que devem ser tomadas pelo mesmo, em casos adversos ou não, pois o plano propicia mais segurança a quem quer iniciar um negócio ou empresa, ou seja,é uma ferramenta importantíssima para a gestão eficiente de qualquer empresa.
Caso você tenha um plano de negócios correto, que o ajuda na tomada de decisões, o empreendedor já sabe o que deve fazer em um momento de crise, já sabe como está o mercado, possui a informação sobre o cliente e o concorrente, ou seja, sabe se deve produzir mais e em grande escala ou menos para não manter muito estoque, de acordo com o mercado atual. Isso pode ser a diferença entre uma empresa bem sucedida e uma empresa falida. Ter um plano de negócios é como ter um
“GPS” que o guiará em momentos crucias para o negócio.
Alguns planos de negócio falham na hora da implementação, pois muitos empreendedores não estão aptos a seguir o mesmo, não o atualizam constantemente e não estão dispostos a mudar, tentar coisas novas. Por outro lado, muitos nem o usam, e se perguntar a qualquer um, a resposta geralmente é, “Não necessito de um”, “Eu tenho um em minha cabeça”, “Eu não sei como começar um”. O motivo principal é a falta de informação, muitos não sabem o que é ou como fazer um, o que faz com que eles não acreditem nessa ferramenta de gestão.