Conhecendo plano de negócio
INTRODUÇÃO AO PLANO DE NEGÓCIOS
Unidade I – Conhecendo Plano de Negócio
Unidade II - Razões de sucesso e fracasso de empreendimentos
1.1. Conceitos importantes
1.1.1. Plano de negócio
Antes da definição do que vem a ser um Plano de Negócio é importante abordar alguns motivos que têm levado milhares de empresas brasileiras ao insucesso e muitos destes motivos estão relacionados à falta de planejamento de ações básicas tanto no que diz respeito ao próprio empresário quanto ao próprio negócio em si.
Tais motivos, muito provavelmente, são a causa do alto índice de mortalidade dos pequenos negócios brasileiros. Recente pesquisa realizada pelo Sebrae em São Paulo intitulada “Sobrevivência e a Mortalidade da Empresas Paulistas de 01 a 05 anos” concluiu entre 1990 e 2000 foram abertas cerca de 1,5 milhões de empresas, sendo que cerca de 1 milhão destas encerraram suas atividades no mesmo período, ou seja, a taxa de mortalidade para a região em questão chega a 32% no primeiro ano, 56% em 03 anos e 71% em cinco anos de atividade. O estudo também mostra que não se pode atribuir a um único fator a causa do fechamento das empresas. A mortalidade das empresas está associada a um conjunto amplo de fatores que, á medida em que acumulam, elevam substancialmente as chances do negócio ser mal sucedido. São elas (sem hierarquia):
• A falta de planejamento prévio adequado (o pouco tempo utilizado no estudo prévio do negócio e o descuido com aspectos relevantes de um Plano de Negócio, por exemplo, a identificação da quantidade de clientes e seus hábitos de consumo, os conhecimentos dos aspectos legais do negócio, identificação dos fornecedores, etc.); • A falta de dedicação exclusiva do proprietário á condução da empresa, principalmente, no primeiro ano de atividade da mesma; • O descuido com o gerenciamento do negócio, em particular, com o fluxo de caixa após a abertura do negocio e com o aperfeiçoamento dos produtos / serviços á