Planos de cargo e salarios
1. INTRODUÇÃO 3
2. CARGOS E SALÁRIOS 4
2.1. PLANEJAMENTO E DIVULGAÇÃO 7
2.2. ANÁLISE E DESCRIÇÃO DOS CARGOS 7
2.3. AVALIAÇÃO DE CARGOS 8
2.4. PESQUISA DE SALÁRIO E REMUNERAÇÃO 9
2.5. ESTRUTURA DE CARGOS E SALÁRIO 10
2.6. POLÍTICA DE SALÁRIOS E REMUNERAÇÃO 10
3. CONCLUSÃO 15
REFERÊNCIAS 16 1. INTRODUÇÃO
Nos dias de hoje o grande desafio das organizações é a busca da sobrevivência num cenário de velocidade, de mudança e complexidade cada vez mais acelerados. Num quadro como este, não podemos basear as decisões apenas com base nas experiências bem sucedidas do passado temos que inovar sempre para nos manter competitivos e para que possamos reter nossos talentos humanos nas organizações, precisamos voltar nossas atenção à área de remuneração.
O salário é um essencial, é aquele determinado pelo setor de remuneração através da implementação da Gestão de Cargos e Salários. Esse salário, inicialmente, até é "motivador", mas com o passar dos meses ele perde sua essência como elemento de motivação.
Neste trabalho vamos aprofundar nossos conhecimentos na Gestão de Cargos e Salários, o qual normatiza internamente a promoção e a progressão das carreiras na empresa.
2. CARGOS E SALÁRIOS
A gestão de cargos e salários ocupa uma posição-chave no recrutamento e manutenção dos recursos humanos das empresas, pois estas precisam propiciar um ambiente de motivação e produtividade, eliminando as incoerências e distorções que possam causar desequilíbrios salariais ou a insatisfação das pessoas
Atualmente não há legislação trabalhista que trate especificamente da Gestão de Cargos e Salários. No entanto, indiretamente, há princípios que acabam por proteger o trabalhador de certas incoerências ou distorções que possam ocorrer em suas remunerações. A falta do plano de cargos e salários na empresa geralmente traz definições de salários, promoções ou reconhecimentos sem uma adequada avaliação para este reconhecimento. A importância do plano de