Plano verão
Sistema de Informações / Gestão Hospitalar
Seminário
Economia e Mercado:
Plano Verão
Salvador
2010
Seminário
Economia e Mercado:
Plano Verão
Realizado por:
Hércules Damasceno
Hugo Gonçalves
Isabele Barbosa
Isabele Santos
Jane Lima
João Lucas
João Paulo
Instituto Baiano de Ensino Superior
Economia e Mercado
Raquel Cerqueira
Salvador
2010
INTRODUÇÃO
O governo de Sarney foi um dos governos mais conturbados.
Foi elaborado vários planos pra combater a inflação e melhorar a economia Em 28 de fevereiro foi lançado o Plano Cruzado,que estabelecia algumas medidas como:
• O cruzeiro foi substituído pelo cruzado; • Todos os preços foram congelados; • Os salários, também congelados, seriam corrigidos anualmente, ou cada vez que a inflação atingisse 20% (gatilho salarial); • Foi extinta a correção monetária;. • Foi criado o seguro-desemprego.
Em poucos meses o Plano Cruzado já apresentava crises. Logo depois da queda do Plano Cruzado foi lançado o Plano Cruzado II, em de 1986, que congelou preços muito acima da realidade do mercado. Em maio de 1987, a inflação já ultrapassava a casa dos 20% ao mês.
Agora sob a orientação do ministro Luís Carlos Bresser Pereira. foi lançado um novo plano.O Plano Bresser, visava regularizar as contas públicas, isto é, as despesas do governo. Foi decretado um novo congelamento de preços e salários, por três meses. No final de 87, a nova estratégia econômica já apresentava sinais de esgotamento, por não conseguir manter a política de preços e de salários controlados.
Maílson da Nóbrega, o quarto e último ministro da Fazenda do governo Sarney, tentou ainda outro "pacote de medidas para sanear a economia: o Plano Verão, anunciado em janeiro de 1989, que decretou um novo congelamento, criou o cruzado novo e se comprometeu a conter os gastos públicos.
DESENVOLVIMENTO
Em 16 de janeiro de 1989 mais um plano econômico foi