plano terapeutico em atenção a saude da familia
Instituto de Ciências Biológicas e Saúde
Curso Enfermagem
Lorena Isis dos Santos
Plano terapêutico em atenção à saúde da família
Belo Horizonte
2014
Lorena Isis dos Santos
Plano terapêutico em atenção à saúde da família
Trabalho acadêmico apresentado ao curso de Enfermagem do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde do Centro Universitário UNA como requisito parcial à obtenção de créditos nas disciplinas do semestre.
Instrutora: Juliana
Orientadora: Prof.ªDanúbia.
Belo Horizonte
2014
SUMÁRIO
1INTRODUÇÃO
A pediculose é uma das patologias parasitárias mais frequentes na infância, que possui como agente etiológico o ectoparasita hematófagoPediculushumanus capitis,o qual desenvolve todo seu ciclo biológico no ser humano. Sendo o local mais comum o couro cabeludo, onde desenvolvem lesões pruriginosas, podendo consequentemente ocasionar complicações leves como infecções bacterianas e fúngicas, ou até mesmo graves como miíases (CATALÁ et al., 2004).
As primeiras descobertas sobre a infecção por piolhos datam do século 19. No Brasil, os primeiros estudos foram realizados ainda na metade do século 20, pelo parasitologista Olímpio da Fonseca, do Instituto Oswaldo Cruz (FIOCRUZ, 2012).
Apesar de ser considerada uma doença arcaica, a pediculose continua sendo um problema de saúde pública no Brasil, especialmente em locais com aglomerações populacionais, como exemplo as escolas de educação infantil. Ainda assim, não existem pesquisas suficientes que permitam a compreensão ampla de dados epidemiológicos da doença (GABANI et al., 2010).
No início das aulas ocorrem muitos casos de pediculose, decorrente da maneira simples da transmissão, que é de pessoa para pessoapor meio do contato direto ou pelo compartilhamento de objetos de uso pessoal, tais como bonés, presilhas e roupas.