plano semestral
O que o aluno poderá aprender com esta aula
1. Conceituar e diferenciar os termos preconceito e bullying.
2. Identificar exemplos de atitudes preconceituosas e de bullying no contexto escolar.
3. Reconhecer os prejuízos que as condutas preconceituosas e de bullying geram na vida dos alunos e para o convívio grupal.
4. Perceber que a coletividade é importante para um bom convívio social e que as formas de preconceito e de exclusão prejudicam esse convívio.
Justificativa
Percebemos uma situação peculiar acontecer, principalmente, nas nossas escolas, onde o preconceito gera uma forme de violência muito grave, o bullying. É o que tenho observado acontecer com alunos do 5º ano, onde são os responsáveis em discriminar e disseminar o bullyinga na escola.
Duração das atividades
Quatro a cinco aulas de 45 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
É facilitador para o desenvolvimento da aula que os alunos já tenham discutido ideias e exemplos referentes à atitudes preconceituosas ocorridas em diferentes contextos sociais.
Estratégias e recursos da aula
1ª ATIVIDADE: Dando início à aula, o professor deverá anunciar aos alunos que irão trabalhar com temas polêmicos, mas muito presentes em várias situações do dia a dia e que ocorrem em diferentes espaços sociais: o preconceito e o bullying. Para isto, primeiramente, o Para isto, primeiramente, o professor apresentará duas palavras no quadro: PRECONCEITO e BULLYING, formando duas colunas.
Em seguida, entregará para alguns alunos fichas contendo afirmações relacionadas aos temas, misturadas aleatoriamente. Um aluno de cada vez deverá ler o que está na ficha recebida e, juntamente com os colegas, deverão decidir em qual coluna esta ficha será colocada ou se poderá corresponder às duas colunas ao mesmo tempo, justificando-as. Neste momento, deverão contar também com a mediação do professor.
Sugestão de afirmações relativas ao tema Preconceito: