Plano Rec
Plano Recuperação Paralela – Matemática
“ A razão principal de se estudar matemática é para aprender como se resolvem problemas”
Lester Jr.
Título: Problemas sem problema!
Justificativa Resolver e criar problemas constitui a essência da atividade Matemática. Os problemas favorecem a construção de novas aprendizagens e são excelentes ocasiões de emprego dos conhecimentos já construídos. Portanto o ensino de Matemática deve, desde o início, colocar problemas, ao mesmo tempo em que se assume um amplo trabalho para que os alunos compreendam, aceitem e realizem a atividade de resolução de problemas e a reflexão em torno dos conhecimentos. Desenvolver nos alunos a idéia de que a resolução de um problema não é conseqüência de azar, de ser uma adivinhação. Senão que se constitui e requer organização, perseverança, etc. Se trata de levar os alunos a tomar consciência de que fazer Matemática é em princípio, produzir soluções para problemas que podem ser considerados inéditos para eles. Estimulando sempre o raciocínio e a busca de soluções.
Objetivos Ao ter como prioridade a construção do conhecimento pelo fazer e pensar, o papel da formulação e resolução de problemas é fundamental para auxiliar o aluno na apreensão dos significados. A resolução de problemas deve ter como meta:
Fazer o aluno pensar, buscar, refletir, quer dizer aceitar o fato de que resolver um problema não é sempre uma tarefa fácil e que pode tomar tempo;
Desenvolver o raciocínio lógico do aluno;
Ensinar o aluno a enfrentar situações novas;
Produzir soluções que podem ser distintas da de outros companheiros;
Justificar, ensaiar, explicar o que tenham feito;
Revisar, corrigir, validar sua solução.
Etapas previstas
Levantamento de etapas para construção de problemas.
Criação de problemas
Resolução de problemas simples e complexos.
Treino das operações para facilitar a resolução de problemas.
Procedimentos
Levantar com os alunos quais