Plano Integrado De Recursos Para Res Duos S Lidos
O Plano Integrado de Recursos para Resíduos Sólidos (SWIRP) traz as diretrizes para que Los Angeles torne-se uma referência em práticas de “resíduo zero” até 2030. O processo SWIRP começou no início de 2007 entrevistando os stakeholders, entre eles: grupos comunitários, empresas e organizações empresariais, organizações ambientalistas, sindicatos, caminhões do setor privado, empresas de reciclagem e parceiros governamentais.
No primeiro ano, os interessados colaboraram estreitamente com o Saneamento Bureau afim de desenvolver a visão e os princípios que irão conduzir e orientar o plano de implementação de 20 anos. O Plano detalha a infraestrutura, os programas, as políticas, as regulamentações, os incentivos, as inovações tecnológicas e a estratégia financeira necessária para:
- eliminar a utilização de aterros sanitários urbanos;
- desenvolver tecnologias alternativas para converter os resíduos sólidos em combustíveis renováveis e outros produtos;
- aumentar a taxa de reciclagem e a recuperação e conservação dos recursos naturais.
Para alcançar a meta de tornar-se uma cidade de “resíduo zero”, também será necessária uma mudança radical em três áreas: criação do produto (fabricação e embalagem), uso (produtos sustentáveis, reciclados e recicláveis) e descarte do produto (recuperação dos resíduos ou descarte em aterros sanitários), impactando a vida de toda a população.
São disponibilizadas três cores de caixa para a deposição dos resíduos: azul para materiais recicláveis , verde para as aparas de quintal e preta para outros resíduos. Há também uma caixa marrom para estrume. Para unidades comerciais e condomínios a reciclagem é obrigatória.
Objetivos
Os objetivos da SWIRP são:
• Taxa de reciclagem de 70% dos resíduos sólidos até 2015
• Reduzir a taxa de resíduos depositados em aterros em 75% até 2013 e 90% até 2025
• Converter toda a frota de caminhões de serviços de saneamento para o uso de combustíveis