Plano inclinado
Relatório de Física Experimental
Relatório entregue ao Professor Ciro Pinto.
Niterói/RJ
2015
1. Objetivo
Estudar o movimento da esfera metálica imersa em um meio liquido em um plano inclinado, determinando o movimento realizado e a velocidade atingida pela esfera nos intervalos de tempo e a aceleração média.
2. Introdução
No plano inclinado temos que o valor de ɵ deverá ficar entre 0 e 90 graus. Sendo ɵ =0º temos uma superfície horizontal e ɵ = 90º, corresponde a uma queda livre. A posição de um objeto se movendo em uma linha reta é dada em função do tempo t por:
Onde so e vo são, respectivamente, a posição e a velocidade no tempo t=0, sendo a sua aceleração. A equação mostra uma função do segundo grau na variável t, logo o gráfico s x t é uma parábola. Por outro lado, a velocidade v do objeto em função do tempo é dada por:
Como a velocidade depende linearmente do tempo, o gráfico v x t é uma linha reta.
O movimento da esfera em queda tende a ser retilíneo e uniforme, quando a velocidade limite é atingida, não existe aceleração e a soma das forças que atuam sobre a esfera é nula.
3. Material utilizado
Plano inclinado Kersting;
Cronometro digital;
Imã;
Tubo com fluido;
Esfera metálica;
Escala graduada como referencia.
4. Procedimento experimental
No experimento foi utilizado a inclinação de ɵ = 5º no plano de kersting. Assim, com o auxilio de um cronometro, medimos o tempo que a esfera leva para percorrer a distancia de100mm a 100 mm até completar os 400 mm no plano. Para cada deslocamento foi coletado o tempo que a esfera levou para percorrer o mesmo.
Ilustração do experimento:
T1 T2 T3 T4
| | | | | 0 100 200 300 400
5. Dados Obtidos
Tabela 1
Deslocamento x Tempo