Plano Inclinado
Embasados em diversas pesquisas, tivemos dificuldades na escolha do projeto a ser desenvolvido, pois em sua maioria, nos mostraram ser basicamente um mesmo nível de dificuldade de execução, fins de aprendizado, diferindo apenas em suas finalidades.
O projeto que iremos desenvolver é o plano inclinado com atrito e a resolução de seu coeficiente.
O plano inclinado fundamentado por Galileu Galilei (1564 – 1642) não teve com prenúncio, a construção de uma efetiva máquina simples, mas sim corroborar sua tese de que a velocidade de queda de um determinado corpo independe de sua massa.
O que torna na verdade a velocidade de queda dependente da massa de um determinado corpo é a força gravitacional da Terra, pois se fizermos tal experimento no vácuo (sem força gravitacional), evidenciaríamos a velocidade de queda igual em diferentes corpos de diferentes massas.
Para a execução do projeto, utilizaremos conhecimentos de Física como:
Forças e suas decomposições em eixo;
Gravidade,
Aceleração;
Massa;
Peso;
etc.).
Enfoque mais concreto baseado na 2ª lei de Newton (FR =m.a).
OBJETIVO
O objetivo de escolher este projeto é transmitir ao leitor, noções físicas ligadas a planos inclinados e por sobre eles, objetos diversos; possibilitando-lhes compreensão das mais variadas situações que podemos encontrar em nosso cotidiano.
Exemplo: Construção das Pirâmides do Egito A construção das Pirâmides do Egito é um exemplo bem claro da utilização do plano inclinado na atividade humana, pois *provavelmente, os trabalhadores envolvidos utilizavam cordas que “puxavam” os enormes blocos deslizantes sobre rampas feitas de terra e cascalho, com escoras nas laterais (uma espécie de escada) facilitando assim, a elevação dos blocos aos pontos mais altos da pirâmide.
Nota: * provavelmente, pois estas afirmativas sobre tal construção são baseadas em estudos por especialistas, não sendo comprovada até