Plano Inclinado
1. INTRODUÇÃO
O presente estudo é um projeto de pesquisa acadêmica transdisciplinar, oferecido pelo Centro Universitário Jorge Amado, foi elaborado a partir de um plano inclinado, com o objetivo de facilitar o transporte de cadeirantes de um nível a outro.
Para o desenvolvimento deste projeto consideram-se cálculos matemáticos, aplicações da física e conhecimentos de informática.
O projeto está na elaboração de um plano inclinado automatizado, que receberá comandos de uma placa micro controladora, chamada Arduino.
2. OBJETIVO GERAL
Demonstrar a importância do projeto, utilizando-se de conceitos teóricos e cálculos para explanar os benefícios trazidos pelo mesmo.
2.1. Objetivos Específicos
Construir um protótipo de uma plataforma inclinada, que siga o mesmo modelo do plano inclinado, com o intuito de facilitar o acesso de cadeirantes de um nível a outro com conforto e sem esforço, principalmente dentro de suas próprias casas, onde os custos e a falta de estrutura da mesma tornam inviável a instalação de um elevador. Porem com a colocação de uma plataforma elevadiça, os custos não serão tão altos quanto o do elevador e a instalação também é simples, pois não a necessidade de mexer na estrutura da casa.
3. JUSTIFICATIVA
O que justifica a escolha do nosso projeto é a necessidade de conscientizar as pessoas a se preocuparem mais com os deficientes, como o exemplo do cadeirante, facilitando o seu ir e vir, sem que haja transtornos ou que se necessite de ajuda externa. Tornando os, independentes de certa forma.
4. FUNDAMENTAÇÃO
Ao longo de sua história, o ser humano procurou melhorar suas condições de trabalho, principalmente no que se refere à redução de seu esforço físico. Para isso, o homem utilizou, inicialmente, meios auxiliares que lhe permitissem realizar trabalhos de modo mais fácil e com o menor gasto possível de sua força muscular.
Esses primeiros meios foram, a alavanca, a roda e o plano