Plano Inclinado De Duff
(A calha)
Objetivo
Estudo do movimento uniformemente variado; uso da propriedade da progressão aritmética; obtenção do valor da aceleração da gravidade; relógio mecânico inscritor.
Material
Plano inclinado de Duff, esfera de aço, cordel, régua, papel quadriculado, transferidor e fio de prumo. Montagem
A calha de Duff
Com pouca despesas e construção própria pode-se desenvolver belíssimos experimentos em
Física; esse é um bom exemplo. O plano inclinado de Duff nada mais é do que uma canaleta larga e pouco profunda praticada num pedaço de madeira de dimensões aproximadas (120 x 15 x 7) cm.
O pequem rebaixo (a) serve para apoiar a esfera, que será abandonada ao se levantar a janelinha de couro (b). Um outro sistema de "largada" usando gatilho, alavanca, eletroímã etc. pode ser pensado. O transferidor (c) é preso na lateral do plano e um preguinho em sua linha central sustenta um fio de prumo (d), que nada mais é que um pedaço de fio de nylon com uma chumbada na extremidade livre.
O ângulo lido no transferidor é o ângulo () de inclinação do plano; ele pode ser modificado através do toco de apoio (e). A linha média (linha de maior declive do plano) pode ser pintada de branco, assim como a linha de "largada". O restante todo do plano é pintado de preto opaco.
Procedimento
Inicialmente, coloque o plano na horizontal e solte a bolinha de aço de um ponto qualquer da borda do plano. Ela ira oscilar em torno da linha média, com amplitude cada vez menor (devido ao pequeno atrito agindo constantemente no sentido de opor-se ao movimento; calha muito bem lixada, pintura de fundo lixada e pintura final à revólver minimiza bastante esse atrito), porém, com período constante (lembre-se da lei do isocronismo das pequenas oscilações). Devemos determinar esse período T.
Para isso, conte quantas oscilações completas N, ela realiza num certo intervalo de tempo t, digamos de 60 segundos. Com esses dados, N e t, calculamos o período com: T = N/t ou, no