Plano Específico Betão Ciclópico
Descrição
Este procedimento Específico de Segurança tem como objectivo fazer o planeamento de segurança necessário para as diferentes actividades compreendidas na empreitada designada como “Projecto Hidroagrícola de Recuperação das Infra-estruturas de Regadio – Reposição do Regadio da Madre de Água”, Localizado no Concelho da Calheta na Região Autónoma da Madeira. O mesmo, refere-se à actividade de Execução de açude em betão ciclópico.
Objectivo Planear os trabalhos para evitar que ocorram situações que levem à ococrrência de acidentes de trabalho, através do estudo e implementaçõ de medidas que priviligiem a prevenção e segurança dos trabalhos a realizar.
Forma considerados e analisados os riscos especiais previstos para estes trabalhos conforme previsto no Artigo 7.º do Decreto Lei n.º273/2003, de 29 de Outubro.
Trabalhos a executar
Realização de Escavações para fundações
Execução de cofragem
Transporte e aplicação do betão
Transporte e colocação de rocha
Descofragem
Recursos
Para a execução destes trabalhos serão mobilizados os meios humanos especializados, os meios mecânicos e os materiais necessários.
Meios humanos
Os trabalhos de aplicação de betão ciclópico serão acompanhados pelos manobradores dos equipamentos de estaleiro, suas chefias, dois carpinteiros de tosco, quatro ajudantes e um motorista para o transporte do betão, onde estarão envolvidos aproximadamente nove trabalhadores (quando os trabalhos são executados com recurso a máquinas).
Os trabalhos de aplicação de betão ciclópico serão acompanhados pelo operador da betoneira/ gerador, suas chefias, um ou dois carpinteiros de tosco, três ou quatro ajudantes, onde estarão envolvidos entre cinco a oito trabalhadores aproximadamente, dependente do trabalho a executar.
Meios Mateirias e mecânicos
Para a execução destes trabalhos serão utilizados no mínimo os seguintes meios:
Escavadora (quando os trabalhos sejam de