plano educação física
História
A história do Atletismo acompanha o homem desde os tempos dos nossos ancestrais. E sua prática primitiva ajudou na luta pela fuga dos predadores e na busca por alimentos. Para isso era preciso correr, saltar obstáculos e lançar objetos.
O atletismo é um conjunto de atividades esportivas (corrida, saltos e arremessos). Foi na Grécia antiga, na época em que se realizava os Jogos Olímpicos, que o atletismo atingiu todo o seu esplendor , porém durante o período em que a Grécia caiu sob dominação do Império Romano, os Jogos Olímpicos tornaram-se cruéis e sanguinários até que, no ano de 394 a.c., o imperador Teodósio II aboliu as competições em todo o território do Império.
Nos primeiros Jogos Olímpicos, realizados em 776 a.C, eram realizadas provas de corridas e arremessos de peso.
Em 1790, os ingleses organizaram as primeiras competições atléticas para amadores, estabelecendo também as primeiras regras. Depois da Inglaterra se tornou popular por toda Europa e logo chegou ao Estados Unidos, onde surgiu a Associação Atlética de Nova York, em 1865.
Grande parte das provas de atletismo é realizada em estádios fechados. Nestes estádios, existem as demarcações específicas para cada prova e também os equipamentos como, por exemplo, no salto com varas. Algumas competições como, por exemplo a maratona, são realizadas em vias públicas.
A evolução do Atletismo assim como os demais esportes se fez pela influência e avanço das ciências, em especial pela fisiologia do corpo humano e a tecnologia.
O Atletismo no Brasil
O atletismo desembarcou no Brasil por volta de 1910 tendo a Confederação Brasileira de Desportos (CBD) filiado-se à de Atletismo Federações (IAAF) em 1914. Em 1932, o País participou pela primeira vez do torneio olímpico.E em 1977, foi criada a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT), para unificar os esforços pelo desenvolvimento do atletismo no país.
Considerações sobre o Atletismo
A palavra atletismo deriva do grego