as profissoes
ACARÁ – PA
2013
JUSTIFICATIVA:
Considerando a política da educação complementar que valoriza os temas transversais, o tema Profissões busca propor discussões que valorizem os diferentes tipos de trabalho como forma de expressão cultural.
Com esses pressupostos a serem estudados a criança/adolescente passará a conhecer o perfil do profissional no mercado de trabalho atual, as diversidades de profissões e suas contribuições na sociedade, favorecendo a construção da identidade pessoal com novas perspectivas e projetos de vida.
O desenvolvimento do projeto profissões possibilitará às crianças e adolescentes, a ampliação de seu universo cultural, conscientizando-os de que todo trabalho é dignificante e estão interligados.
O trabalho constitui a essência do ser humano. Através do trabalho a humanidade produz e reproduz a condição necessária para a existência social. Ao mesmo tempo, o trabalho é a atividade fundamental em que se constrói a sociabilidade dos indivíduos. Portanto, o trabalho ocupa um lugar central em qualquer forma de sociedade e para todos os indivíduos, por se tratar da forma principal de intercambio do Homem com a Natureza e com os outros Homens, elemento imprescindível para a continuidade e desenvolvimento da vida humana. Através do trabalho se produzem não apenas os produtos necessários à vida humana, mas também os conceitos, símbolos, idéias e toda a cultural não material, que também é necessária para a reprodução da sociedade humana. No mundo contemporâneo, o trabalho é normalmente associado a fadiga, ao desgaste físico e, por decorrência, ao desprezo e alienamento. O trabalhador se sujeita as tarefas mais árduas e de menor remuneração, muitas vezes em condição precárias e insalubres, em troca de um salário.
A educação cumprindo seu papel educacional e social pode contribuir para que o indivíduo tenha oportunidades de ter uma profissão que lhes proporcione melhor qualidade de vida.