Plano diretor de logística e supply chain: importância estratégica e principais resultados
O artigo mostra que o gestor da logística inicia os desdobramentos em termos de objetivos e estratégias logísticos, isto é, a logística decorre do marketing, que por sua vez decorre da visão empresarial. E que o Supply Chain faz o gerenciamento de suprimentos de uma empresa (planejar, implementer e controlar as operações de suprimentos da forma mais eficiente possível onde suas atividades de Supply Chain compreendem também toda a movimentação e estoque de matérias primas, produtos em processo que constam do inventário e produtos finais desde a sua origem até o ponto de venda).
Há um plano diretor que detalha como a estratégia será implementada, isto é, especifica toda a infra-estrutura logística requerida pelo lado da oferta, para atender o lado da demanda.
O artigo deixa claro que em termos dos profissionais, define como se pretende identificar, reter, desenvolver e gerenciar capital humano, pois sem pessoas competentes nenhum sistema prosperará. As premissas de empreender projetos cujo propósito é formalizar e comunicar estas politicas entre os envolvidos. precedem a implementação de qualquer sistema de informações, planejamento e controle.
Na gestão de riscos, vê no artigo que é fundamental implementar medidas preventivas e contingenciais
Através dos indicadores da eficácia logística, possibilita acompanhar e corrigir os processos de atendimento (costumer service), e através dos indicadores da eficiência logística, as rotinas operacionais do Gerenciamento do Supply Chain.
O artigo mostra que cada vez mais, o conceito de gerenciamento da cadeia de suprimento se fortalece dentro das empresas, pois o mercado em constante dinamismo exige rapidez e eficiência nessa cadeia(Supply Chain) e essas citadas empresa buscam um entendimento completo de todas as variáveis que compõem a cadeia para decidir onde enfocar esforços e investimentos,para trazer melhores resultados de