Plano de negócios
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO GERAL
PLANO DE NEGÓCIOS
Salvador
2011
PLANO DE NEGÓCIOS
Trabalho apresentado aos professores do curso de Administração Geral da FSS, como requisito parcial de avaliação das Disciplinas de Administração Mercadológica II, Administração Empreendedora, Consultoria Organizacional e Administração Financeira e Orçamentária II.
Salvador
2011
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
CRÍTICA 4
FRASES 6
REFERÊNCIAS
Hunter, James C. – O Monge e o Executivo – Uma história sobre a essência da liderança. Rio de Janeiro: Ed. Sextante, 2004.
1 – INTRODUÇÃO
O plano de negócio é um documento que agrega e sistematiza informação prática e atualizada para concretização de um projeto e para a previsão e solução de seus problemas. Tem o objetivo de estruturar as principais idéias e opções que o empreendedor analisará para decidir quanto à viabilidade da empresa a ser criada e uma das finalidades é convencer a equipe, os investidores, o banco, os fornecedores, ou até mesmo os clientes potenciais de que o seu negocio é viável e pode ser vantajoso.
Segundo CHIAVENATO (2004, P.128) o plano de negocio é uma espécie de visualização de uma idéia, um pequeno checklist para não deixar passar nada despercebido. A partir dessa analise iremos estabelecer qual será o potencial desta empresa e como iremos aplicar os recursos.
O mercado está crescendo e os consumidores cada vez mais exigentes, as empresas precisam se adaptar as mudanças para enfrentar a concorrência. Por isso os gestores tem que inovar para não só se manter no mercado mais também criar oportunidades, muitas vezes o gestor não é um empreendedor, não inova, não cria, não arrisca e isso muitas vezes faz