Plano de negócios
| Plano de Negócios |
Índice O que é um Plano de Negócios? 2 1. Introdução ou Sumário Executivo 2 2. Apresentação da Empresa 3 3. Análise do Meio Envolvente 3 4. Análise de Mercado 4 5. O Projecto / Produto / Ideia 5 6. Estratégia Comercial 7 7. Projecções Financeiras 8 8. Gestão e Controlo do Negócio 8 9. Investimento necessário 10
O que é um Plano de Negócios?
Um Plano de Negócios é um Plano base, essencial para a estruturação e defesa de uma nova ideia de negócios.
Deve ser um Plano que se foque nas linhas essenciais do projecto, que defina a alocação dos vários tipos de recursos, que esteja concebido para concretizar a ideia que se pretende implementar e para solucionar os problemas que inevitavelmente aparecerão.
Infelizmente, a maioria das pessoas pensa num Plano de Negócios unicamente quando inicia um negócio ou quando se candidata a um financiamento. No entanto, eles também são vitais para gerir o negócio, quer este necessite, ou não, de algum tipo de empréstimo ou financiamento. Os negócios necessitam de planos que optimizem o seu crescimento e desenvolvimento, de acordo com as prioridades.
Um Plano de Negócios deverá incluir um sumário, um objectivo, a identificação dos factores-chave para o projecto ser bem sucedido e análises de mercado e análises financeiras que sustentem devidamente a ideia que se pretende desenvolver.
Descreveremos, mais à frente, a estrutura recomendada, mas começamos por salientar algumas ideias fundamentais.
Estrutura do Plano de Negócios
1. Introdução ou Sumário Executivo
O sumário executivo é uma parte importante do plano de negócios, visto que é a primeira parte a ser lida pelos potenciais investidores. Desta forma, se não for claro e interessante e não demonstrar os méritos do negócio… é provável que desencoraje os analistas de uma leitura integral do plano.
O sumário executivo deve