Plano de negócios
Prof: Cassiano Comerlato
ERECHIM, JUNHO 2013
Sumário
INTRODUÇÃO
O trabalho acadêmico que realizamos, teve por objetivo aprender como se dá o processo de planejamento, para se abrir ou ampliar seu negócio, usando como meio de desenvolvimento o Plano de Negócios.
Um plano de negócios é uma ferramenta útil que pode nos ajudar a saber tudo o que é necessário antes de se arriscar em uma nova empreitada. Pode servir tanto como um guia a ser seguido, como também como um instrumento a ser utilizado para a obtenção de financiamentos e empréstimos.
Veremos a seguir, como elaborar um projeto para a abertura de uma empresa, seja qual for o ramo. Como fazer um plano de negócios, os cuidados que devemos ter ao elabora-lo, os benefícios que ele trará para o futuro negócio.
1. PLANO DE NEGÓCIOS
Plano de negócios (em inglês Business Plan), também conhecido como “Plano empresarial”, é a descrição em um documento, geralmente escrito por empreendedores, quando há a intenção de se iniciar ou ampliar um negócio, mas também pode ser utilizado como ferramenta de marketing interno e gestão. É uma representação do modelo de negócios a ser seguido.
Para abrir um negócio o empreendedor deve ser detalhista no planejamento que é essencial para quem busca o sucesso de um empreendimento. Os passos a serem dados, devem ser precisos, diminuindo assim os riscos e incertezas, permitindo identificar e restringir os erros no papel, ao invés de cometê-los no mercado. Deste modo, há um determinado número de fatores críticos que deverão ser levados em consideração para um processo de planejamento com sucesso:
Metas: as metas devem ser específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com um tempo determinado.